Descrição
Este livro destina-se a alunos e docentes que atuam na área das Ciências Naturais. Contempla aspectos que auxiliam no desenvolvimento de um Ensino de Ciências que contribua para a investigação de recursos didáticos propostos, sugeridos ou disponibilizados em livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático- PNLD. Pressupõe que os livros didáticos servem como fontes de ensino, oferecendo recursos diversos para seleção e uso no trabalho docente, ampliando o debate sobre as funções tradicionalmente reconhecidas pela literatura no campo da manualística.
Destaca ao longo de suas partes, a compreensão dos processos escolares como resultado das tensões entre a estrutura e ação, apoiando conceitualmente em autores que analisam as relações entre cultura, escola e manuais escolares.
Propõe-se a revisar a sistemática da produção acadêmica sobre a temática dos livros didáticos de Ciências, examinando dissertações, teses, artigos e periódicos da área e trabalhos em eventos nacionais, indicando contribuições e lacunas existentes. Analisa duas coleções didáticas aprovadas no PNLD/2020, caracterizando os recursos didáticos nelas disponibilizados.
Avaliações
Não há avaliações ainda.